terça-feira, 1 de fevereiro de 2011







Release geral e conceito do projeto


O projeto Urca Limpa tem como objetivo resolver o problema do lixo e do esgoto irregular nas praias, calçadas e amurada.

Acreditamos no uso de ferramentas para a educação, pois, é através de campanhas de conscientização que nós poderemos ajudar àqueles que são carentes de uma formação edificante, baseada no respeito ao próximo e à natureza.


Precisamos de pessoas que tenham interesse em ajudar, essa ajuda pode ser feita através de fiscalização, denúncias e a divulgação dos conceitos desse projeto.  Pretendemos atuar em parceria com a Prefeitura, Comlurb, Cedae, CET Rio, associações de moradores e  projetos ambientais já existentes.

Este projeto é independente, não pretendemos nos filiar a nenhuma instituição ou empresa, pois entendemos que a proposta é de interesse geral, portanto, ficamos livres para aceitar  o apoio de todos que queiram contribuir em prol dos objetivos propostos.

Para fazer parte do projeto, basta ter boas idéias, compromisso e iniciativa.

Precisamos de voluntários:

Equipe de produção – 5 pessoas

Equipe de comunicação – 3 pessoas

Equipe de captação de recursos – Gerência de: 1 contador, 1 advogado e 1 produtor

Equipe de imagem – designers, fotógrafos, artistas e arquitetos (ilimitado)

Direção de Arte - 2 pessoas




4 comentários:

  1. O que precisar de São Paulo para somar neste movimento estou dentro. Pena não poder ir ao encontro, mas aguardo a ata para assinar. Será que não podemos organizar a reunião com transmissão on-time pela internet ou por vídeo chamada ... Fica... o desejo e a sugestão . Urca limpa , já passou do tempo ! Lembro da minha época de "moleque" em que eu mergulhava nas pedras do paredão e pescava acreditem Cavalos-Marinhos para levar ao centro de pesquisa biológica na garagem de um predio no inicio da Rua Candido Gaffree. Este tempo tem que voltar pois é inadmissível ficar como esta !E tudo isso somente para alimentar a conta bancaria de uns muitos poucos industriais Ltda ou S.A . Façam me o favor , fazendo uso de um clichê literário, seria cômico se não fosse real e trágico.

    ResponderExcluir
  2. Que idéia fantástica Janara! Já passou da hora de alguma providência, sábado passado isto aqui virou um inferno. Triplicaram a quantidade de carros, com a facilidade de credito, que acessam o bairro vindos da periferia. Percebi ânimos exaltados incluso o meu, já que fiquei exatos cinquenta e cinco minutos para conseguir uma vaga dentro do bairro para parar meu carro e ir para casa. Com vários moradores que conversei, a mesma reclamação: carros parados na porta das garagens, sobre a calçada e muito, muito lixo. Gostei da sua idéia, mas como você também deve imaginar, vai ser difícil o contato, principalmente com os que já chegam alcoolizados. Não podemos descartar uma presença maior do policiamento (com blitz e BAFÔMETRO!) e principalmente, a exclusão por completo dos ambulantes. Dificultar é preciso para o bem de todos.
    PS. IDÉIA:VAMOS TODOS DEIXARMOS NOSSOS CARROS ESTACIONADOS NA PORTA DE NOSSAS CASAS A PARTIR DE HOJE, SEXTA, E SO RETIRARMOS NA SEGUNDA-FEIRA!

    ResponderExcluir
  3. Prezada Janara,
    Associações de moradores da Urca, como a AMOUR, por exemplo, estão empenhadas há anos em lutas semelhantes. A elaboração de um projeto, como o que você propõe, não começaria pelo estudo de iniciativas semelhantes (afinal, o bairro conta apenas 6800 moradores), de forma a coordenar nossas ações, e torná-las mais eficazes?
    Pegue o exemplo do que escreve, logo acima, FREDERICO ZAIDAN SORO ARAUJO Arquiteto: "Triplicaram a quantidade de carros, com a facilidade de credito, que acessam o bairro vindos da periferia". Como pregar a cidadania, se, por outro lado, se fala da Urca como se fosse seu condomínio particular?
    Enfim, espero que entenda que comportamentos sociofóbicos são contraproducentes, inclusive porque levariam a perder oportunidades de dialogar com os outros atores do bairro, e conhecê-los, enquanto moradores do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  4. Preazada Dani,

    O projeto não é excludente, pelo contrário, é muito altruísta. Claro que outros projetos semelhantes podem ter sido elaborados, a proposta aqui não se trata de uma pretensão em fazer algo para beneficiar um ou dez moradores.

    Mas por favor, peço que não confundam a iniciativa com as visões particulares de indivíduos diferentes.

    O conceito do projeto é maior que a mesquinhez de uns ou outros que usam qualquer tipo de ideologia como bandeira para auto-promoção (que é o que muitas vezes acontece se analizarmos históricos de ações que não deram certo, muitas vezes criticadas antes de tomarem corpo). O objetivo aqui não é esse. O que queremos é organizar essas forças (com isso incluo pessoas, associações, etc) em prol de um ideal comum.

    A questão de fazer no bairro não se trata de elitismo. Se trata de "fazer local pensando no global". Se cada um faz no micro, no fim temos uma transformação no macro.

    Obrigada pela contribuição, Peço que dê uma lida no texto acima (não nos comentários) e verá que a sua crítica já estava respondida antes dessa réplica. No relase há respostas para suas observações.


    Atenciosamente,

    Urca Limpa

    ResponderExcluir